O Valor da Hospitalidade

“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.” (Hebreus 13.2)

Como é bom visitar a casa de um parente ou amigo e sentir o desejo de poder voltar novamente, devido à recepção realizada! Como é bom perceber nos anfitriões a alegria de compartilhar o conforto de seu lar!
Segundo o dicionário Aurélio, hospitalidade é o acolhimento afetuoso de uma pessoa. É interessante observar que sempre que os apóstolos tratam desse tema em suas cartas, geralmente o conectam a outra grande virtude: o amor (cf. Rm 12.9-13; 1Pe 4.8,9; Hb 13.1,2). Isso porque a melhor acolhida é aquela na qual sentimos o calor amoroso e aconchegante do coração daquele que nos recebe.
O texto acima impresso se refere à hospitalidade exercida a anjos. Naturalmente esse texto se refere Abraão (Gn 18.1-8) e a Ló (Gn 19.1-3). Sendo que este último, não somente insistiu em acolher os anjos em sua casa, como também – e como parte da hospitalidade – ofereceu um banquete e segurança a seus convidados. Por causa disso, foi salvo da destruição da cidade, ele e sua família.
O apóstolo Paulo em suas cartas a Timóteo e a Tito, fala que a hospitalidade é uma característica que deve ser encontrada nos líderes da Igreja (1Tm 3.2; Tt 1.8). Porém, ela não é um atributo que deve ser exercido apenas pelos pastores, presbíteros e diáconos. Pois essa virtude deve ser praticada por todos crentes (Rm 12.13; Hb 13.2: 1Pe 4.9).
A hospitalidade, portanto, é um dever seu e meu! É uma prática de pessoas que foram regeneradas pelo Espírito Santo e que frutificam esse ato pelo amor que transborda em suas vidas. E é por causa disso, que Pedro exorta que não deve ser exercida juntamente com a murmuração (1 Pe 4.9). Não existe hospitalidade acompanhada de uma cara carrancuda!
Jesus nos garante uma hospitalidade sem igual para o nosso futuro. Ele disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14.2,3)


Rev. Marcos Maurício Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos