Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2009

Motivados Para Trabalhar

Imagem
“Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.”
(Ne 04.06)

Baseados nos livros pós-exílicos (Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e Malaquias), podemos ver o empenho de homens dedicados a reconstruir uma sociedade até então destruída e arrasada pelo cativeiro babilônico. Homens como Esdras e Neemias, foram instrumentos de Deus para liderar o povo no trabalho da reconstrução da sociedade judaica nas áreas civil, política e até mesmo religiosa. E, assim, aprendemos que Deus pode e quer nos usar da mesma forma, hoje, na Sua obra, na expansão do evangelho e do seu Reino. Portanto, há pelo menos quatro pontos a observar nestas narrativas bíblicas:
Primeiramente, todo ânimo e motivação vem de Deus a nós (Ed 1.5). As pessoas motivadas ao trabalho são aquelas que têm dado abertura ao agir de Deus em seu coração; estando com os ouvidos abertos para escutar o Seu chamado: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha v…

Aquecendo o Amor

Imagem
“...e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” (Mt 24.12)

Uma das características de nossos dias é o esfriamento do amor. Vemos suas evidências quando lemos ou assistimos nos jornais, notícias que falam de bebês jogados no lixo, assassinatos, crescente número de divórcios e etc.
Nas igrejas, vemos o amor esfriando principalmente no aspecto dos relacionamentos.. Irmãos que não se olham, não se cumprimentam, não se interessam em saber das dificuldades do outro para orar. E, consequentemente, esse “gelo emocional” atinge a esfera da nossa espiritualidade; pois como disse o apóstolo João: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4.8).
Assim, convém que voltemos ao sentimento do nosso primeiro amor (Ap 2.4). Quem não se lembra daqueles sentimentoS causados pelo(a) primeiro(a) namorado(a)? O simples tocar nas mãos, o beijo carinhoso, as palavras que faziam palpitar o coração?
É isso que Deus quer que mantenhamos em nosso coração. Que ao nos aproximarm…

Investidor De Obras Divinas

Imagem
“Esperaste o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? – diz o Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.” (Ageu 1.9)

Quando o profeta Ageu escreveu essas palavras, o povo de Judá havia retornado da Babilônia; estavam reconstruindo a cidade e suas casas.
Ageu tinha um grande zelo pelo templo do Senhor. Mas muitos dentre o povo de Deus estavam apáticos. Eles não se importavam com a obra de Deus como se importavam com o seu próprio conforto. Enfim, Ageu estava lidando com pessoas que não se importavam!
E podemos ver como essa palavra de mais de 2.500 anos atrás ainda á válida e real hoje. O palco muda (não estamos em Jerusalém), o povo muda (não somos judeus), a situação muda (não estamos retornando de um cativeiro), mas os personagens e sentimentos continuam os mesmos.
Infelizmente a realidade da igreja não é tão diferent…