Postagens

Mostrando postagens de Setembro 13, 2009

Crente Com Selo de Qualidade ?

Imagem
“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos dos homens?” (Cl 2:20-22)

O que é ser um crente verdadeiro? Como ter certeza de que Deus está se agradando de mim como crente? Hoje vivemos um período em que podemos avaliar a qualidade dos produtos que compramos e consumimos pelos selos que eles possuem. É o selo para o café puro, o selo ISO 9002, selo para brinquedos infantis, selo para posto de gasolina e etc. Se houvesse um selo de qualidade de vida cristã, como estaríamos?
Na verdade há crentes á procura desse selo, lutando e almejando adquiri-lo; e nesse afã de obtê-lo, alguns criam certas regras para suas próprias vidas: “eu tenho de fazer isso e aquilo”, “viver assim e daquela forma”, e muitas dessas regras são boas sugestões. Mas quando lemos a Bíblia, encontramos uma séria admoestação de Paulo contra as regras externas na procura de santificação (…

Colecionando Lixo

Imagem
“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
(I Co 06.09,10)

Algum tempo atrás, na televisão, foi noticiada a vida de uma senhora, moradora num bairro de São Paulo, que por cerca de vinte anos, tinha por hábito acumular, guardar e depositar lixo em sua casa. Ela não trabalhava para reciclagem, porém, possuía o que os médicos chamam de um distúrbio psicológico (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
Inicialmente, esta mulher, após breve conversa com uma médica, aceitou se desfazer das tralhas e lixos que estavam acumulados. Entretanto, quando o caminhão da prefeitura foi recolher o entulho, ela não mais queria permitir. Ela estava apegada àquela sujeira e detritos, como se fizessem parte de sua própria vida.
Assim, também, é a vida de inúmeras pessoas com relaç…

Aparência Falsificada

Imagem
“Pois dizes: estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que és um infeliz, sim, miserável, pobre, cego, e nu...”
(Ap 03.17)

Uma das características das sete cartas escritas às sete igrejas da Ásia, nos três primeiros capítulos do livro do Apocalipse, é que essas mensagens possuem um caráter restrito e, ao mesmo tempo, abrangente. Ela é restrita quando dizemos que essa mensagem se dirigia especificamente à igreja destinada. Essa mensagem tinha a ver com o contexto real, pessoal e temporal daqueles irmãos.
Porém essa mensagem também é de caráter abrangente, pois seu ensino não ficou apenas para aquelas igrejas do passado, mas é também exortativo a todas as igrejas, de todas as épocas e lugares . Assim, vejamos a sua mensagem para nós:
Inicialmente, os v. 15-17 nos demonstra o conhecimento de Cristo a respeito de todas as obras e pensamentos de Sua Igreja. Nesse caso, específico, Jesus exorta a igreja contra a “mornidão espiritual”. Ou seja, de crentes que vivem “em …

Qual é a Sua Fé?

Imagem
Devemos aprender do exemplo de Davi a prudência de conservar armas provadas e eficazes. Muitos têm afirmado ser improvável que Davi matou o gigante utilizando uma pedra. Cumpre-nos usar os mais adequados instrumentos que pudermos encontrar. No que diz respeito às pedras de Davi, ele não as apanhou ao acaso. Davi as escolheu diligentemente, selecionando pedras lisas que se encaixariam com perfeição em sua funda, o tipo de pedra que ele imaginava serviria melhor para o seu propósito. Davi não confiava em sua funda. Ele nos disse que confiava no Senhor; todavia, saiu para confrontar o gigante com sua funda, como se estivesse sentindo que a responsabilidade era dele mesmo.
Esta é a verdadeira filosofia da vida de um crente. Você tem de realizar boas obras tão zelosamente como se tivesse de ser salvo por meio delas e tem de confiar nos méritos de Cristo como se não tivesse feito nada. Esta mesma atitude deve manifestar-se na obra de Deus: embora você tenha de trabalhar para Ele como se o c…

Vidas Cinzas

Imagem
“Fiquei semelhante ao pó e à cinza”
(Jó 30.19b)

Um certo dia, quando morava ainda em Porecatu, percebi principalmente nos cantos da áreas de nossa casa um evento costumeiro nos municípios onde há usinas canavieiras: o tempo das cinzas. Esses flocos negros de restos canaviais vão se adentrando em nossos lares, nas frestas das janelas, se acumulando em todos os cantos possíveis e sujando tudo o que anteriormente estava limpo.
Isso sem falar do fato de que estamos nos referindo apenas aos efeitos nocivos desses flocos visíveis, sem citar aquelas cinzas já diluídas que penetram em nossos organismos, e não percebemos os malefícios que podem nos surgir disso.
Assim também é a vida espiritual de muitas pessoas: cinzas... apenas cinzas! Isso tanto no aspecto físico, quanto da cor. Quanto ao aspecto físico, Paulo fala que todas as nossas obras para o reino de Deus, serão passadas pelo crivo do fogo do Espírito Santo (1 Co 3.11-15). Infelizmente alguns crentes terão ao fim do julgamento de suas ob…