Como Escolher uma Igreja Para Congregar? (2ª parte)


 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, decaiais da vossa própria firmeza” (2 Pe 03.17)

Na primeira parte desse assunto (ver post anterior aqui), tratamos de três pontos importantes para análise de quem procura uma boa igreja para congregar (a exposição da Palavra, sistema teológico e doutrinário e culto cristocêntrico). Agora passaremos a outros pontos também importantes.

Ao buscar uma boa igreja para frequentar também é importante observar sua raiz histórica. Igrejas que possuem sua herança teológica diretamente ligada à Reforma Protestante são mais equilibradas, pois estão baseadas em uma teologia formada por pensadores e estudiosos de renome, homens que dedicaram suas vidas à pureza na doutrina e aos desvios das heresias. Nesse aspecto, evite igrejas surgidas recentemente, pois normalmente são fruto de divisões internas, criadas para satisfação da ambição de sua própria liderança.

Também, busque uma igreja em que as suas decisões administrativas sejam realizadas por meio de um Conselho ou Mesa Administrativa, formada por homens eleitos pela congregação. Muitas igrejas concentram o poder na figura de uma única pessoa, ou mesmo de várias que são escolhidas por uma pessoa, o que a torna suscetível a ser manipulada conforme o desejo dessa liderança. Quando olhamos no livro de Atos e nas cartas apostólicas, vemos que as igrejas eram governadas por um concílio, e as decisões eram tomadas após deliberações de todos os envolvidos (At 15.06).

Evite igrejas que fazem campanhas financeiras de todo o tipo. Normalmente essas igrejas exploram a fé como fonte de lucro pessoal. Paulo advertiu desde cedo acerca destes falsos pastores que são como lobos vorazes (At 20.29) em meio ao rebanho. Uma boa igreja se mantém com a administração fiel, clara e transparente dos dízimos e ofertas alçadas pelos seus membros.

Em tudo é bom sempre a análise da coerência entre o que se prega na igreja e o que se vive. Às vezes muitas coisas são exigidas dos membros e frequentadores, porém são ignoradas pela liderança.

Continuaremos com mais observações no próximo post desse tema. Mas seja criterioso. Uma boa caminhada cristã, segundo o agrado de Deus, se faz através de uma orientação fiel e zelosa de homens verdadeiramente usados por Deus (At 20.28).


Pr Marcos M. Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos