Como Escolher uma Igreja Para Congregar? (1ª parte)




Atualmente o Brasil possui mais de 30.000 denominações evangélicas. É um número espantoso! Cada uma delas possui seu sistema teológico, práticas de usos e costumes e doutrinas que diferenciam (às vezes nem tanto) uma da outra.

Tal qual vários outros setores, existem aquelas que atuam de forma verdadeira e com o propósito de levar a pessoa à presença de Deus, enquanto outras existem apenas para a exploração da fé com objetivos egoístas, mesquinhos e gananciosos.

Mas como em meio a tantas opções, escolher uma igreja que seja séria, honesta, realmente preocupada em levar seus membros a uma vida cristã verdadeira? 

A igreja reformada possui em suas bases, as marcas da verdadeira igreja que são a referência principal nessa análise (pregação fiel do evangelho, administração correta dos sacramentos e o exercício da disciplina eclesiástica). Porém aqui farei uma abordagem mais generalizada, para depois retornar a elas. Portanto, começaremos a ver alguns pontos importantes para essa análise.

Creio que o primeiro aspecto e principal atenção que se deve dar, diz respeito ao cuidado que a igreja tem com a Palavra de Deus. Uma boa denominação possui critérios baseados na hermenêutica sadia para a interpretação das Escrituras. A exposição dos textos bíblicos é a essência que dirige a vida da igreja. Ao profeta Oséias (04.06) Deus declara que o povo erra porque falta conhecimento verdadeiro. E a culpa desse erro está nas mãos de quem deveria ensinar a verdade. Então, evite igrejas que se preocupam mais com programações criativas para entreter seus membros do que com a exposição clara, fiel e verdadeira da Bíblia.

Como resultado do aspecto anterior, pesquise sobre o fundamento teológico e doutrinário da igreja. Uma igreja séria, possui conceitos claros sobre sua fé com exposição coerente e sistemática. Uma igreja que se deixa levar por todo “vento de doutrina”, por novidades e modas teológicas, definitivamente não é um lugar bom de se congregar (Ef 04.14).

Uma boa igreja para congregar deve ser Cristocêntica. Isso significa dizer que o alvo, a missão dessa igreja é glorificar a Deus em todas as coisas. O culto procura levar os membros à presença de Cristo e ali, fazê-los se relacionar com Ele. Paulo nos ensina que tudo converge para a pessoa de Cristo (Ef 01.10). Ainda: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.” (Rm 11.35)

Atualmente muitas igrejas tem focado seus cultos e ministrações para satisfação de seus membros, prometendo riquezas, saúde e uma vida sem problemas. Esse não é o evangelho da Bíblia, embora você possa encontrar essas promessas maravilhosas. Em muitas outras o que se tem visto é a glorificação da pessoa, através de seus testemunhos. Uma igreja que não está direcionada a ter Jesus como centro de tudo, também não é aconselhável de ser frequentada.

No próximo post, continuaremos com mais pontos importantes a serem observados por alguém que procura uma boa igreja para frequentar.

Pr. Marcos M. Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos