Salmos 12: (parte 2)

(Antes de ler essa mensagem, veja postagem anterior)
II) Atitude de Esperança (v. 3,4)
Se ficarmos somente na atitude de reconhecimento, é perigoso chegarmos a um estado de depressão. Pois veríamos tantos problemas e assombros que nos faria desistir de viver. Por isso a esperança é necessária.
E como faz Davi, não há melhor depósito de esperança que a colocada no Senhor. Temos de esperar que Deus irá julgar através de sua santidade e justiça, todo o mal. Davi, no v. 3, coloca a língua mentirosa e a língua soberba como os alvos que ele espera que Deus elimine.
Um dos grandes males de nossa época é realmente a língua mentirosa. Enquanto algumas pessoas acham que através da mentira se pode resolver alguns problemas, elas mesmas se enganam deixando de perceber que a mentira atrai cada vez mais problemas. Quantos problemas não são atraídos pelas mentiras inventadas. Até guerras já existiram por causa de mentiras inventadas. Certa vez Jesus falou que “o diabo é o pai da mentira” (Jo 8.44). Por isso a esperança do homem de Deus está em Deus acabar com isso.
Mas além disso, há também a língua soberba, e ela se expressa conforme o v. 4. O grande problema da língua soberba é que ela acha que não deve prestar conta a ninguém. São pessoas que se acham auto-suficientes e não dão conta de seus atos a ninguém a não ser a si mesmas.
Quantos problemas advêm de pessoas assim! Pessoas orgulhosas e tão cheias de si mesmas que se acham livres para fazer de suas vidas e até mesmo da vida dos outros, o que bem lhe entender. Especificamente neste texto, vemos que estas línguas soberbas se gabam até mesmo de suas realizações através de suas línguas enganosas! São pessoas que se acham o máximo por terem conseguido as coisas através dos enganos de suas línguas.
Precisamos de uma atitude de esperança para que Deus elimine este mal de sobre a face da terra. A soberba e a falsidade já se tornaram tão comuns em certos lares, que algumas pessoas já não conseguem viver sem elas. Só nos resta a esperança!

III) Atitude de Certeza (v. 5-8)
O grande consolo de Davi é que sua esperança não ficaria frustrada. Diante de uma realidade tão cruel, amarga e terrível e de uma esperança de uma única solução, o melhor consolo vem da certeza da ação de Deus.
O v. 5 nos mostra essa certeza vinda do próprio Deus: “eu me levantarei e porei a salvo a quem por isso suspira”. Como Davi já estava suspirando por justiça e por restauração, essa palavra do Senhor lhe trazem um alívio certo.
Isso se firma pelo próprio fato da fidelidade de Deus e da pureza de suas palavras. Se as palavras dos homens são falsas, enganosas e fraudulentas; as palavras do Senhor, ao contrário, são puras (v. 6). Se as palavras dos homens nos trazem dúvidas quanto as suas intenções, as palavras de Deus nos trazem alívio, pois são refúgio certeiro.
Por isso Davi pode expressar no v. 7 toda essa certeza: "Guarda-nos, ó Senhor; desta geração defende-nos para sempre.".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos