Há Muito Tempo Larguei a Igreja. O Que Devo Fazer?


"Levantar-me-ei e irei ter com meu pai..." (Lc 15.18a)

Há muitas pessoas que já frequentaram uma igreja, cresceram participando da Escola Bíblica, sendo assíduos em todas as atividades das sociedades internas, mas atualmente estão longe da igreja. 
No geral há um sentimento de necessidade da comunhão com os irmãos, de culpa pelo afastamento, de tristeza pelo isolamento eclesiástico e, juntamente com esses, também a vergonha e a fraqueza pelo retorno. O que fazer?
Creio que o primeiro passo é a conscientização acerca da condição vivida. Sem o reconhecimento do quadro em que está vivendo, não há busca de solução. Ninguém busca um tratamento médico, enquanto não há discernimento da doença existente. 
Quando olhamos a parábola do filho perdido (Lc 15.11-32), essa conscientização foi o pontapé inicial que o levou à restauração de sua vida, de sua dignidade (v. 17). Juntamente com essa conscientização veio o arrependimento, que consiste em uma decisão de voltar as costas para o pecado e voltar-se para Deus (v. 18-19).
Em segundo lugar, é preciso submissão à Palavra de Deus. Aceitar o que ela diz em sua essência, sua totalidade. Muitas pessoas crêem na Bíblia apenas naquilo que não é contrariado em suas convicções. Dessa forma, sua fé é parcial, incompleta, sujeita à sua vaidade. Para que haja felicidade real, é necessário que moldemos a nossa vida de acordo com os mandamentos de Deus e não o inverso.
A Bíblia, é clara em afirmar que não devemos deixar de nos congregar (Hb 10.25). A reunião, o encontro, o agrupamento dos salvos, alegra o coração do Senhor (Sl 133) e do adorador (Sl 122.01). 
É preciso congregar, pois Deus estabeleceu a igreja como um corpo (1 Co 12.12-26) no qual todos dependem de todos, e são semelhantemente importantes. Quem está isolado da comunhão fraternal não é edificado, alimentado, aperfeiçoado (Ef 04.11-16).
Enfim, em terceiro lugar é preciso criar coragem e voltar. "E, levantando-se, foi para seu pai" (Lc 15.20). Nem sempre é fácil por causa da vergonha ou confrontação. Mas o resultado de voltar à comunhão com Deus e com os irmãos é sempre vantajoso.
No retorno à casa do Pai há abraços, carinhos, restauração, expressão de alegria e fartura de bênçãos. Você pode se surpreender com a graça da restauração divina. Você pode se maravilhar com o amor dos irmãos.
Volte à comunhão com o Senhor e com os irmãos.
Busque uma igreja séria, uma igreja que ensine a Palavra de Deus com zelo e verdade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos