A CULPA É DE QUEM ?

Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi.” (Gn 03.12)


No Seminário tive um professor que disse certa vez: “Eu não tenho justificativas para a minha negligência na vida espiritual”. Isso é algo que devemos nos conscientizar para não cairmos no mesmo erro de Adão.
Uma das coisas que chama a atenção no relato da Queda (Gn 3) é a atitude de Adão e Eva quando confrontados diante de Deus. Iniciando por Adão, Deus questiona sua atitude, ao que o homem culpa a mulher pelo pecado. Essa por sua vez, quando tenta se justificar, culpa a serpente. Esta última nem mesmo tem a oportunidade de continuar o círculo de transmissão de culpa do pecado, visto que já é diretamente julgada e sentenciada por Deus.
O que gostaria de frisar neste momento, é o costumeiro hábito que temos em imitar Adão em sua primeira justificativa de pecado. Ou seja, o velho hábito em justificar seus próprios erros culpando os outros. Adão ensinou isso a seus descendentes. Se não de forma direta, indiretamente através de seu mau exemplo. Esse é um dos legados do pecado que Adão deixou à humanidade.
Entretanto, Cristo, o segundo Adão, veio destruir as obras do diabo (1 Jo 3.8). NEle, deixamos de ser escravos dos legados pecaminosos de Adão e passamos a ser novas criaturas (2 Co 5.17). E por causa disso, devemos nos revestir de novas atitudes (Ef 4.17-32). Uma dessas novas atitudes é o reconhecimento de nossos próprios erros, o que produz arrependimento, contrição e confissão.
Dessa forma, é inconcebível que pessoas que pertençam à nova criação em Cristo, continuem agindo como se pertencessem ainda à velha criação de Adão. É inaceitável que crentes em Cristo, queiram justificar seus próprios erros, apontando outras pessoas que estão a seu redor. Como diria Paulo, os que assim agem, são como imaturos, ou crianças na fé (1 Co 3.1).
Davi deve nos ser um exemplo de servo de Deus, maduro o suficiente para reconhecer seu pecado, não tentando desviar o julgamento apontando para outros. Quando este pecou com Bate-Seba, e foi confrontado pelo profeta Natã, apenas disse em oração: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.” (Sl 51.4)
Objetivando, pois, alcançar a maturidade em Cristo, nos esforcemos a evitar os velhos pecados de Adão, revestindo-nos com as novas atitudes do Espírito Santo. Deus se alegra em ver nos seus filhos, um coração humilde, capaz de reconhecer os próprios erros.

Rev. Marcos M. Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos