Motivados Para Trabalhar

“Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.”
(Ne 04.06)

Baseados nos livros pós-exílicos (Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e Malaquias), podemos ver o empenho de homens dedicados a reconstruir uma sociedade até então destruída e arrasada pelo cativeiro babilônico. Homens como Esdras e Neemias, foram instrumentos de Deus para liderar o povo no trabalho da reconstrução da sociedade judaica nas áreas civil, política e até mesmo religiosa. E, assim, aprendemos que Deus pode e quer nos usar da mesma forma, hoje, na Sua obra, na expansão do evangelho e do seu Reino. Portanto, há pelo menos quatro pontos a observar nestas narrativas bíblicas:
Primeiramente, todo ânimo e motivação vem de Deus a nós (Ed 1.5). As pessoas motivadas ao trabalho são aquelas que têm dado abertura ao agir de Deus em seu coração; estando com os ouvidos abertos para escutar o Seu chamado: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3.20).
Em segundo lugar, vemos que o trabalho na Seara é também uma responsabilidade pessoal (Ne 2.20; 1Cr 29.5; cf. 1 Co 9.16). Deus nos chama, mas também somos agentes livres, e dessa forma respondemos de forma positiva ou negativa ao chamado do Senhor para o trabalho. Porém lembremos da exortação que Jesus faz em Mt 3.10: “E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.”
Em terceiro lugar, o trabalho é para quem tem visão espiritual. Devemos olhar para o passado visualizando os bons exemplos de fé dos irmãos dedicados ao Senhor; porém nos lançando ao trabalho de hoje para que exista algo a ser visualizado pelos nossos dias. Lembrando que aquilo que Deus já fez no passado, ainda pode fazer hoje e de forma mais grandiosa ainda: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos;...” (Ag 2.9).
Em quarto lugar, o trabalho é para quem ama a obra de Deus (Ne 2.17). Davi diz: “Senhor, eu amo a habitação da tua casa e o lugar onde a tua glória assiste” (Sl 26.8). Você ama?
Rev. Marcos M. Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos