ADOREMOS O CORDEIRO MORTO

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.” (Ex 12.3)

Ao chegarmos ao período da Páscoa, muitas coisas permeiam nossa cabeça: festas, chocolates, diversão para a criançada e etc.
Porém nestes últimos dias tenho pensado mais a respeito do que foi a primeira páscoa. Aquela Páscoa proclamada por Deus a Moisés para o povo de Israel que estava cativo no Egito, servindo como escravos e fazendo tijolos para faraó.
Naquele momento Deus anuncia que cada família, deveria imolar um cordeiro sem defeito, aspergindo seu sangue na ombreira das portas, e comendo de forma apressada. Assim, gostaria de observar rapidamente alguns pontos:
1º) A idéia do cordeiro morto em favor da família, demonstra que o plano eterno de Deus é justamente salvar um povo familiar; ou seja, a Bíblia nos diz que a partir do momento da salvação deixamos de ser simples criaturas, para nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1.12);
2º) A qualidade do cordeiro que deveria ser morto, deveria ser máxima; ou seja, perfeito e sem defeito. Dessa forma, Deus demonstra que nenhum homem ou criatura, está capacitado a ser salvo pelas próprias forças ou obras, pois todos os homens e a própria criação foram contaminados pelo pecado (Rm 8.20-23). Por isso, somente Jesus que nasceu, viveu e morreu sem pecado poderia ser nosso substituto. O Cordeiro pascal perfeito morreu para salvar o homem corrompido pelo pecado;
3º) Na refeição pascal apressada, Deus ensinava ao seu povo que eles deveriam sair correndo do cativeiro hostil. Da mesma forma, Ele deseja que nós entendamos que há uma certa pressa quanto à nossa santificação. Não podemos nos alimentar do Cordeiro que nos salva, desejando ainda viver em meio ao pecado.
Nós hoje sabemos que esse cordeiro morto era um símbolo de uma realidade que ainda estaria para se cumprir na pessoa do Messias, Jesus Cristo. Portanto, nos conscientizemos que fazemos parte de um Corpo, que foi salvo pelo único homem perfeito, para que fôssemos santificados urgentemente.

Rev. Marcos Maurício Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos