Seção: E-mail recebido (001): Coerência cristã e Revelação Divina


Ola Pastor e amigo Marcos!


Outro dia falei com um amigo, que dizia que " acredito em qualquer coisa que não tenha Deus no meio" , fiquei meio estarrecido e ao mesmo tempo, sem muito argumento para convencê-lo.


Tenho um [conhecido], que vem de uma familia evangélica, adora discutir sobre a Bíblia apontando os erros de quem não esta de acordo com as normas dela, mas fuma , bebe muito , nunca vai em sua igreja, outro dia perguntei se ele realmente acreditava na Bíblia, ele disse que sim, fiz outra pergunta, então porque não segue sua normas,ele respondeu " por que sou sem vergonha" ...Diante de tantas dúvidas, questionamentos, e até de muita gente que se diz crente e temente a Deus, mas que não segue aquilo que acredita me vem uma pergunta.." sera que eles acreditam mesmo?"..


Outro dia me veio alguns questionamentos, por que Deus não inspira alguem, algum conteporâneo nosso para escrever algum livro da Bíblia, com uma linguagem mais direta e que não deixe nada entre linhas, não deixando sombra de dúvidas sobre o que realmente quer dizer, agora pensando como administrador no marketing de Deus(querendo salvas almas a todo custo), não seria interessante que ele aparecesse e dissesse pra todos ouvirem, podem acreditar eu Existo...confesso amigo que iria ajudar muita gente que esta em com dúvida.Parece que Deus tem um senso de humor muito grande. Mas pensando seriamente talvez poderíamos evitar muitos males, com a certeza de que Deus existe muita gente , inclusive religiosos , teriam uma vida mais fácil, teriam a certeza de uma boa colheita se plantassem uma semente boa. Há quem diga que querer entender os mistérios de Deus com a nossa mente, e querer colocar o ocenano num copo d'agua. Acho que ja escrevi demais.Gostaria de saber sua opinião., gostaria de ter mais argumentos pra ajudar pessoas a serem melhores , acreditar em algo divino , alem da nossa compreensão. ok abraços


Cesar
___________________________________________
Resposta:

Oi meu amigo César;


É bom demais poder conversar contigo, principamente quando é sobre um assunto que amo compartilhar: os mistérios de Deus.

A sua dúvida a respeito dos que dizem conhecer a Deus, mas a si mesmo denominam de "sem-vergonha" por não obedecê-Lo, é a grande realidade da religiosidade atual. É interessante esse paradoxo: nunca foi tão fácil obter "conhecimentos acerca de Deus", mas ao mesmo tempo, há uma profunda hipocrisia e ignorância daqueles que dizem conhece-Lo. Os mesmos que exigem que os outros sejam obedientes a Deus, são os que cometem os piores erros. Não é a toa que vemos tantas denúncias de líderes religiosos que cometem adulterio, pornografia, pedofilia, estupro e etc. Era a respeito desse tipo de pessoas Jesus chamava de "fariseus" - homens profundamente religiosos, mas que lhes falta essência da verdadeira fé; ou seja: o amor, a misericórdia e a justiça (veja em Mt 23.23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas."). como vc me pergunta "será que eles acreditam mesmo?", eu tenho que lhe responder que sim. Entretanto não da forma bíblica. Eles crêem em Deus, da mesma forma que o diabo, veja que Tiago diz: "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem." (Tiago 2.19). Mas como diz Jesus, as pessoas não são salvas por se dizerem crentes, religiosos, por acreditarem nele, ou mesmo por serem líderes religiosos. A advertência em Mateus 7.21-23: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.". Ou seja, a entrada no "reino dos céus" não é para aqueles que dizem conhecer a Jesus, mas para aqueles a quem Jesus conhece. E como é isso, talvez vc pergunte (e aqui estou cometendo o perigo de ser bem mais longo em minha mensagem do que vc - rs). Paulo diz, em Romanos 8.29,30: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou...".

E é aqui que eu me ligo em suas perguntas finais: "pq Deus não inspira alguém atualmente parscrever um novo livro da Bíblia? E porque Deus não aparece dizendo; 'Eu Existo, Creiam em mim'?". A primeira pergunta é respondida por Paulo em Gálatas 1.8: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema." Ou seja, o próprio Deus já decidiu que não haveria uma nova revelaçao além daquela que El já deu. Os homens não precisam de novas inspirações divinas. Como vc deve ter visto no título do meu blog, são nas veredas antigas que aprendemos a vontade de Deus. Se viesse uma "nova inspiração", vc acha que realmente tudo resolveia? Creio que não, pois tenho a certeza que os homens são capazes de fazer novas confusões, assim como já fazem naquilo que Deus já revelou.

A outra pergunta tb já foi respondida por Jesus. Veja em Mt 12.38; 16.1; Jo 6.30. mas deixarei o mais explícito em João 10.24-26: "Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;". Viu? Jesus já fez isso, mas os fariseus (grandes religiosos e conhecedores da palavra de Deu, da época), nem eles creram. E pq? pq conforme diz Jesus, eles não faziam parte dos chamados para isso.

Talvez muitas coisas soem estranhas para vc agora. Creio que talvez tenha respondido algumas perguntas, e levantado muita outras em sua mente. Eu gosto disso, pois como diz uma propaganda atual: "não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas...".

Eu amo esse tipo de dúvidas e curiosidades. E saiba que elas não são exclusivas de vc. Muitas pessoas passam pelo mesmo questionamento. Parabéns, pq vc foi capaz de perguntar.

Não deixe de fazer mais perguntas, terei o maior prazer em respondê-las.
 
Na graça do nosso Senhor Jesus que nos conhece verdadeiramente

Do seu amigo

Pr. Marcos M. Hostins


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos