Por favor, alimente meus peixes clicando sobre a tela:

Que tal?

;

05 novembro 2009

FESTA DAS PRIMÍCIAS




Não tardarás em trazer ofertas do melhor das tuas ceifas e das tuas vinhas. O primogênito de teus filhos me darás” (Ex 22.29)

A festa das Primícias era uma das três festas ordenadas por Deus a Israel, que deveriam ser observadas todos os anos (Ex 23.14-16). Nesta festa, cada cidadão de Israel deveria se apresentar diante do Senhor com os primeiros frutos de tudo o que possuía. Se tivesse plantações, ofertaria as primícias do que ceifou. Também todo primogênito seria consagrado ao Senhor, fosse nascido de animal ou de mulher (Ex 13.2).
Mas, o que são primícias ? A palavra tem a ver com “a qualidade daquilo que é primeiro: primeiros frutos, primeiro filho, primeira alegria, etc.”.
E porque Deus exige as primícias? Em Êx 13.12-16 é demonstrado que Deus exige as primícias devido o livramento que produziu com Israel, tirando-os do Egito (através da morte dos primogênitos) e os levando à Terra Prometida.
Na realidade da Nova Aliança (visto que fazemos parte do Israel espiritual, segundo a fé), sabemos que Deus, entregou seu filho Primogênito para nossa libertação. Assim, Jesus é a “Primícia dos crentes” (1 Co 15.20), pois através da Sua morte e ressurreição, fomos levados à ressurreição espiritual (Rm 6.4: Ef 2.6) e recebemos a garantia de que também haveremos de ressuscitar em glória. Então, através desse ato redentor de Deus, nós mesmos somos chamados de “primícias de Deus” (Tg 1.18; Ap 14.4).
Dessa forma, somos convocados a entregar ao Senhor as primícias de tudo o que temos recebido, pois foi Ele que nos libertou do cativeiro do pecado e nos leva à Terra prometida a Jerusalém celestial. Portanto, nesse mesmo contexto, o Senhor Deus nos exorta: “...E ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias.”(Ex 34.20).
Assim, cabe a nós a mesma pergunta do profeta: “Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso?...” (Mq 6.6)

Rev. Marcos M. Hostins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.