Salmos 12: Senhor, Salva-me Desse Mundo ! (1ª-Parte)

Davi, neste momento, via-se rodeado por pessoas totalmente acostumadas com o pecado. Pessoas que nem mais tinham a consciência do que era errado e pecaminoso. Ele via-se num mundo tão conturbado pela mentira, soberba e engano que parecia não ter mais consciência no mundo. Parecia não haver pessoas justas vivendo.

Portanto, vejamos três atitudes que devemos ter em meio a um mundo conturbado:


I) Atitude de Reconhecimento (v. 1,2)

A primeira atitude de Davi, foi de reconhecer o meio em que estava vivendo. Ele olha para o lado e vê que a realidade em que está vivendo está totalmente corrompida, contrária àquilo para o qual Deus criou. Por isso seu primeiro sussurro é um pedido de socorro. Ele exclama: “Socorro, Senhor!”, porque não há outro lugar a se pedir auxílio.
Só em Deus pode-se achar o socorro necessário pois, como diz o próprio Davi, “não há homens piedosos”. Em outras versões encontramos “homens misericordiosos”. Mas tanto numa versão como na outra a expressão de Davi angustiada é a simples falta de pessoas que se preocupem em fazer o bem. São tantas injustiças sendo ocorridas que parece não haver pessoas de bom senso no meio de tanta corrupção. É por isso que ele exclama que o fiel desaparece entre os filhos dos homens (v. 1b).
Isso é o que ocorre no mundo em que vivemos. Ao olharmos para cada lado de nossa existência vemos somente aquilo que nos desagrada. Assistir jornal hoje em dia é esperar assistir somente notícias que nos trazem angústia. Vemos fatos sobre corrupção, fome, guerras, especulação, violência e tanta tristeza, que isso traz aos nossos lares somente as mesmas coisas que assistimos. Não somente nos jornais, mas em qualquer outro programa que passe, seja novela, filmes ou programas de auditório, o que faz audiência é cada vez mais violência.
Hoje o mundo vive à beira da “mídia do desespero”. É teste de paternalidade que traz audiência, é cena de violência para se vender tênis ou mesmo salgadinho. Até desenhos animados que fazem o gosto da garotada, são aqueles que trazem a morte dos inimigos.
A realidade, portanto, é que a piedade e misericórdia não trazem mais efeitos sobre as pessoas como traz a violência e outras perturbações. Davi estava vivendo isso na sua realidade. Ele estava tendo a atitude de reconhecimento do mundo em que estava vivendo.
O v. 2 mostra mais um pouco disso, falando sobre os “lábios bajuladores, e coração fingido”. Pessoas que se fingiam ser amigas para alcançar vantagens ou favores. Quantas vezes não vivemos esse tipo de realidade de “corações fingidos”? Não somente das outras pessoas em relação a nós, mas também de nossa realidade para com o outro.
O grande fato é que para que haja uma mudança de realidade, é preciso uma atitude de reconhecimento do meio em que estamos vivendo.
(continua no próximo...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos