Crente Com Selo de Qualidade ?


“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos dos homens?” (Cl 2:20-22)


O que é ser um crente verdadeiro? Como ter certeza de que Deus está se agradando de mim como crente? Hoje vivemos um período em que podemos avaliar a qualidade dos produtos que compramos e consumimos pelos selos que eles possuem. É o selo para o café puro, o selo ISO 9002, selo para brinquedos infantis, selo para posto de gasolina e etc. Se houvesse um selo de qualidade de vida cristã, como estaríamos?
Na verdade há crentes á procura desse selo, lutando e almejando adquiri-lo; e nesse afã de obtê-lo, alguns criam certas regras para suas próprias vidas: “eu tenho de fazer isso e aquilo”, “viver assim e daquela forma”, e muitas dessas regras são boas sugestões. Mas quando lemos a Bíblia, encontramos uma séria admoestação de Paulo contra as regras externas na procura de santificação (Cl 2:16-23), ou do “selo do bom cristão”. Jesus também rejeitou a santificação baseada em regras externas quando demonstrava que a religiosidade dos fariseus era nula (Mt 23:13-36). Até Deus fala que o culto prestado pelos verdadeiros crentes, vai muito além do cumprimento das regras externas da liturgia (Am 5:21-23; Sl 51:17). Então, o que isso quer dizer?
Isso significa que o comportamento do verdadeiro crente é o produzido por algo que vem de dentro, do nosso interior, e não por leis externas ao nosso coração. Foi isso o que Paulo quis demonstrar ao descrever o fruto do Espírito Santo (Gl 5:22-23); ou seja, quando o Espírito Santo habita em nós, Ele começa a produzir em nosso íntimo essas virtudes, que serão externadas em nossas atitudes.
É importante lembrar-nos que todos os crentes já são selados com o Espírito Santo (Ef 1:16; 4:30; 7:4), e essas virtudes são, e devem ser, atos naturais dos eleitos e selados do Senhor, pela habitação do Espírito Santo. Mas é claro que nessa frutificação temos nossas responsabilidades, uma cooperação com a santificação: a mortificação do pecado (Cl 3:5-11), e o vestir as novas atitudes cristãs (Cl 3:12-17).
Enfim, o selo do crente verdadeiro se encontra em quem vive a vida cristã de forma fiel e espontânea. É esse tipo de oferta que Deus quer (1 Cr 29:5b). É o tipo de vida que Deus espera de nós (Mt 5:16).

Rev. Marcos Maurício Hostins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparência Falsificada

UMA PARÁBOLA A RESPEITO DO DÍZIMO

Crescei e Multiplicai-vos